terça-feira, 29 de setembro de 2015

Caema recupera poços e melhora abastecimento de água em Paulino Neves

Com ações de recuperação, limpeza e manutenção de poços e de reservatórios, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) conseguiu melhorar a produção de água no município de Paulino Neves, na Região dos Lençóis Maranhenses.
Um dos poços, o P-01, estava com uma vazão abaixo de 15 metros cúbicos por hora. Após a limpeza com compressor, a produção de água do poço passou para 26 metros cúbicos por hora. O poço P-02, que estava desativado desde 2003, foi recuperado e colocado em funcionamento após a montagem do conjunto motor-bomba e edutores, passando a produzir 56 metros cúbicos de água por hora.
Foi montada também, toda a estrutura de rede elétrica para o poço P-02, com posteamento e cabeamento com 340 metros de extensão, além de instalação de quadro de comando. Foi realizada, ainda, a construção de 100 metros de adutora de 110 mm do P-02 ao reservatório apoiado; interligação da adutora de 110mm do P-01 ao reservatório apoiado; e interligação da adutora de 150mm da elevatória ao reservatório de distribuição.
O sistema de abastecimento conta com dois reservatórios, um apoiado e outro elevado, com capacidade de 100 metros cúbicos, cada. Eles estavam abandonados havia mais de 10 anos e foram colocados em funcionamento, após adequações, ajustes e limpeza, garantindo o abastecimento de água para toda a população do município, estimada em mais de 15 mil habitantes
Fonte: ma.gov

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

PAULINO NEVES-MA É BEM AVALIADO NO DESEMPENHO DA LEITURA E MATEMÁTICA SEGUNDO MEC

De acordo com o levantamento do MEC, a cidade maranhense que mais “evoluiu” em educação foi o município de Paulino Neves, a 197 km de São Luís, desde o último levantamento da AMA, em 2013.

Os números apontam que o município reduziu de 72,9% para 45,3% o número de crianças do 3º ano fundamental que estão no nível mais baixo da escala de leitura e de 66,4% para 47,7% o índice de crianças no nível mais baixo do aprendizado de matemática.

A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2014 foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) na última quinta-feira (17). Tenha acesso aos dados divulgados clicando aqui.