quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Pescadores de Paulino Neves, começam a ser recadastrados para o seguro-desemprego

Imagem da web
Iniciou hoje, o recadastramento dos pescadores que sobrevivem da pesca artesanal para que eles recebam seguro-desemprego durante o período de piracema. O recadastramento está sendo realizado na Colônia de Pescadores de Paulino Neves, área Z-57.


Dois técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego – TEM, estão atendendo os trabalhadores que sobrevivem da pesca artesanal na cidade de Paulino Neves. O recadastramento começou na manhã desta quarta (26) e prosseguirá até sexta-feira (28), no período da manhã e tarde.

O benefício pago aos pescadores é no valor de um salário mínimo depositado durante todo o período de defeso. O auxílio é garantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para estes trabalhadores porque durante o período de reprodução dos peixes não pode haver pesca predatória para a preservação das espécies.

Para requerer o auxílio, os pescadores devem disponibilizar os seguintes documentos:
Carteiras de identidade e trabalho, CPF, PIS/Pasep, comprovante do número de inscrição do trabalhador (NIT), cadastro de empresa individual (CEI), carteira atualizada de registro de pescador profissional atualizada, data do primeiro registro profissional de pescador e atestado da colônia ou entidade.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Em 2012, o numero de ceias de Natal foi bastante reduzido em Paulino Neves.


Todo ano esperamos ansiosamente para as comemorações das festas Natal e Fim de Ano. Nessa época, a culinária é recheada de guloseimas e saborosas receitas que abrilhantam e deixam as comemorações ainda melhores. Porém, pude observar que neste ano as comemorações de Natal sofreu uma redução muito grande em Paulino Neves.
Famílias que tradicionalmente faziam Ceias de Natal, convidando os amigos e vizinhos, desta vez tiveram a honra em ser convidados por outras famílias e muitos deles ficaram em casa. O reflexo dessa redução estava visível nos quatros canto da cidade, onde era muito difícil ver um “pisca-pisca” aceso e, uma árvore de natal exposta nas residências.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Projetos de irrigação fracassados perpetuaram a seca no Maranhão



Salangô e Tabuleiro de São Bernardo torraram, juntos, R$ 300 milhões, mas sofrimento do sertanejo maranhense com a seca prossegue.

Dois projetos de irrigação fracassados – o Salangô e o Tabuleiro de São Bernardo –, que entre meados da década de 1980 e início dos anos 2000 torraram, juntos, quase R$ 300 milhões de recursos públicos federais, têm grande responsabilidade pela seca que hoje castiga o homem do campo no Maranhão. O estado vive a pior estiagem das últimas três décadas. Sem água, o gado definha e morre, o mesmo ocorrendo com as plantações. E os seres humanos só resistem na terra árida se pagarem por água potável.

Tudo seria diferente se os projetos Salangô e Tabuleiro de São Bernardo dessem certo. Duas das regiões maranhenses mais atingidas pela seca atualmente – Médio Mearim e Baixo Parnaíba – seriam beneficiadas diretamente pelos projetos de irrigação, o que alcançaria ao menos 14 municípios: São Mateus (onde o Salangô foi implantado), Bacabal, Alto Alegre do Maranhão, Coroatá, Matões do Norte, Arari, Pirapemas, Magalhães de Almeida (Tabuleiro de São Bernardo), Santana do Maranhão, Araioses, São Bernardo, Tutóia, Santa Quitéria e Paulino Neves.

Mas os projetos de irrigação, que há cerca de 30 anos chegaram a levar o sertanejo maranhense a vislumbrar a esperança de dias melhores – com a produção e a comercialização de alimentos garantidas –, tomaram rumos enviesados. Hoje, apesar de ainda ativos, os projetos exibem uma situação muito aquém dos objetivos iniciais, após dezenas de milhões de dinheiro público afundarem, em meio a rios de irregularidades e desvios, tudo devidamente constatado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e outros órgãos controladores.
Fonte: JP

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Iterma entrega títulos de terras comunitários e individuais em Paulino Neves



O Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), órgão executor da política fundiária do estado, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), entregou títulos definitivos de domínio de posse de terra às Associações Comunitárias e agricultores individuais situados em área de cobertura de instalações da BIO ENERGY, empresa geradora de Energia Eólica.
Os títulos comunitários foram entregues aos representantes das Associações Comunitárias dos povoados de Tutóia e Paulino Neves, bem como às pessoas cujo título foi entregue individualmente.

De acordo com os discursos dos representantes de Órgãos do Estado, a entrega dos referidos títulos, nada mais é do que interesses de benefícios próprios, visto que somente aquelas associações e posseiros individuais que estão dentro da área de cobertura dos projetos da Bio Energy - empresa de geração de energia eólica, receberam os títulos de domínio para poderem usufruir de recursos financeiros, visto que, centenas de agricultores de Paulino Neves estão há mais de 10 anos à espera de titulação de suas terras e até a presente data não foram atendidos, e, somente estes tiveram o privilégio de terem suas terras credenciadas.

O município de Paulino Neves, foi atendido em 25% dos agricultores e criadores, afirmou o presidente do Iterma, Luiz Alfredo Soares, todos dentro da área de interesse de implantação de energia e, os demais... (?)

Da solenidade, em Paulino Neves e Tutóia, situadas no Delta das Américas, participaram o secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho; o Chefe da Casa Civil Luiz Fernando, representando a governadora Roseana Sarney; o presidente do Iterma, Luiz Alfredo Soares; Raimundinho Lídio, Prefeito de Paulino Neves; Diringa, Prefeito de Tutóia e Almir, Delegado de Tutoia.



Publicando vídeos...

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Justiça Eleitoral diplomou o Prefeito Raimundinho Lídio nesta quarta (5).



A Justiça Eleitoral realizou Cerimônia de Diplomação do Prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos em 2012 em Paulino Neves. Com o Auditório da Educação lotado, o prefeito reeleito Raimundo de O. Filho, o vice-prefeito Zé dos Reis e vereadores foram diplomados nesta quarta-feira (5) à noite.
A diplomação torna o prefeito apto para tomar posse do cargo para o qual foi democraticamente escolhido. A posse dos membros do Poder Executivo acontece oficialmente no 1º de janeiro próximo.
A cerimônia da entrega dos diplomas foi realizada pelo Juiz da 40ª Zona Eleitoral, Dr. Rodrigo Otávio Terças.