quinta-feira, 24 de novembro de 2011

FUNDEB... UMA SÓ NORMA... SIMPLES... PORÉM COM REALIDADES DIFERENTES EM TUTÓIA E PAULINO NEVES!

DO BLOG DO CHICO CANAVIEIRA



VALORES DO FUNDEB 2011 À TITULO DE BONUS A SEREM PAGOS A TODOS OS PROFESSORES (CONCURSADOS E EFETIVADOS) ATÉ 31/12/2011.

Obs.: 1) P. Neves ainda prever sobrar mais R$ 400 MIL REAIS que serão divididos no final do ano.

2) Tutóia: Professores não receberam e não receberiam bônus em 2011. O Prefeito Municipal até esta data diz "não saber de nada". Secretaria de Educação dá a entender que não haveria bônus.

Em 2011, foi pago aos professores Bônus de R$ 2 mil reais por conta da diferença do FUNDEB 2010 creditado aos munícipios do Maranhão só em 2011 . O Prefeito entendeu de caracterizar como décimo terceiro salario mas graças a resistência da sociedade civil, dos professores e Sindicato e finalmente do Ministério Público parte desse valor, como Bônus, acabou sendo protegido para os professores.

Fonte: Professores de Paulino Neves e Tutóia / Sindicato dos Professores de Tutóia

PREFEITURA DE PAULINO NEVES PAGA A TITULO DE BONUS AOS SEUS PROFESSORES MAIS DE 12 MIL REAIS EM 2011, ENQUANTO A PREFEITURA DE TUTÓIA TENTA NEGAR ESSE DIREITO...

TUTÓIA/MA: O MAIOR PROGRAMA DO PAÍS VOLTADO PARA VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO E DA EDUCAÇÃO NO PAÍS – FUNDEB - É DESREISPEITADO ÀS ULTIMAS CONSEQUENCIAS!

O não cumprimento da lei do FUNDEB em Tutóia pelo prefeito municipal caracteriza falta de respeito não só do professor como profissional da educação, mas também como cidadão e ser humano.

Este é mais um fato envolvendo prejuízos vividos pela população de Tutóia. Para se ter uma compreensão deste problema, basta se registrar o exemplo vivido pela população do nosso vizinho e irmão mais novo – o município de Paulino Neves, que tem à frente de seus setores públicos, como da educação, profissionais técnicos capacitados.

Como é simples cumprirmos com a Lei... Como é simples respeitarmos o outro... É uma questão de comprometimento e de transparência... De respeito à democracia e, acredito também, de valores individuais das pessoas com a consciência de que todos devem viver sem avançar nos direitos dos outros...

Qual o segredo neste exemplo do FUNDEB vividos agora pelos cidadãos de Paulino Neves e Tutóia? Um assunto simples, leve e dignificante para os habitantes e especialmente para os professores de Paulino Neves e tão complexo, pesado, escuro e vergonhoso para os habitantes e professores de Tutóia?

Por que lá atende o direito dos professores de forma espontânea e aqui é preciso que os professores protestem para conseguir um direito tão transparente?

O que o poder público de Paulino Neves tem que o de Tutóia não tem? O que pensa o prefeito de Paulino Neves sobre o seu papel e o da sua equipe?

Paulino Neves tem um governo comandado por uma família? Tem um prefeito que para ser eleito precisou mentir para os eleitores que não se preocupassem, pois “não falava com o seu irmão a mais de 14 anos”? Paulino Neves tem um prefeito que permite durante todo o seu governo, o mesmo irmão, que na campanha jurava de pés juntos que não ter relacionamento algum a mais de 14 anos, assumir, por ele prefeito, pagamentos de salários em atraso, ou representa-lo mesmo indiretamente em entidades ou poderes constituídos como no judiciário, no conselho tutelar, na câmara de vereadores e na própria prefeitura, sem ter qualquer cargo oficial?

Onde está o problema? Seria impossível se imaginar que daqui a pouco o governo do grupo baquil tentará convencer a população que o erro se encontra em Paulino Neves e não em Tutóia?

Resta a Tutóia agradecer ao seu irmão mais novo pelo belo exemplo e manter a esperança de que dias melhores podem ser construídos sem que nossos direitos sejam ameaçados.

MAIS DADOS ABAIXO SOBRE ESTE ASSUNTO RELACIONADO A PAULINO NEVES E TUTÓIA
FUNDEB: RECURSOS RECEBIDOS PELOS MUNICIPIOS DE TUTÓIA / MA E PAULINO NEVES / MA

NOS ÚLTIMOS TRES MESES: AGOSTO - SETEMBRO E OUTUBRO DE 2011  



1) Recursos do FUNDEB obtidos do site do Banco do Brasil
2) Dados populacional e da estrutura de educação obtidos do site do IBGE (ano 2009) 

Nenhum comentário: