segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ENCONTRO DE VAQUEIROS NO POVOADO BURITI


Sábado (03/09), foi um dia de muito movimento no povoado Buriti, município de Paulino Neves, é que esse dia foi escolhido pelo prefeito municipal, para comemorar o primeiro encontro de vaqueiros da região, onde os mesmos deveriam está caracterizados de vaqueiros, para que fosse reconhecida uma profissão que muitos não dão valor.

Na ocasião, houve uma missa celebrada pelo Padre Fábio da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, do bairro Arame, acompanhado pelo representante da igreja o Sr. Dão, que junto aos fies deram a bênção ao vaqueiros, entre eles estavam o prefeito municipal caracterizado de vaqueiro com os demais que ali estavam recebendo as bênçãos do Padre. Após a celebração da missa, o padre celebrou batismo de crianças, e até mesmo de pessoas adultas que ainda não tinham sido batizadas. As inscrições para o batismo eram realizadas durante a missa pelo Sr. Manoel Maués, que fez um total de 50 inscrições. Padrinhos e Madrinhas estavam felizes por seus afilhados, que foram ao encontro dos vaqueiros para receber de seus padrinhos. O que não faltou foi afilhados para o Prefeito (Compadre Raimundinho Lídio) e a primeira Dama (Comadre Lenne Vidal), que batizaram cerca de 6 crianças.

O encontro de vaqueiros, foi marcado também pela abundância de comida, seja de cozidão ou até mesmo de churrasco na brasa, onde pessoas ficavam na fila com pratos descartáveis nas mãos esperando carne assada na brasa e muita gente na fila esperando receber um prato de comida e poder se alimentar naquele evento.

Enquanto uns comiam outros estavam participando de competições entre vaqueiros, onde foram distribuídos muitos prêmios patrocinados por Raimundinho Lídio, Ribamar da Agropecuária Rio Novo, Vereador João reis, Vereador Amadeu, entre outros que fizeram doação de brindes aos vaqueiros. A competição foi realizada por meio de toada de vaqueiro, verso, poesia de vaqueiro e até um forró pé-de-serra para levantar a poeira e escolher o melhor vaqueiro bom de forró. Alem dos prêmios oferecidos por meio de competição, também foram feito sorteio de brindes, e muita gente saiu dali alegre e esperando o próximo encontro de vaqueiros da região.

Na parte da tarde a Banda Moleca Assanhada de Paulino Neves, foi quem fez a alegria dos vaqueiros, tocando aquela seresta “aforrozada” e, a noite foi por conta de Francis Banda fazendo o fechamento do dia marcante na vida dos Vaqueiros. O “Encontro de Vaqueiros).

Nenhum comentário: